Aquilo que temos intimidade não nos dá MEDO

Aquilo que temos intimidade não nos dá MEDO. As coisas que fazemos com nossas próprias mãos, nos enchem de ORGULHO e realização. Se isso é verdade para adultos, imagina o quanto é importante no universo das crianças?👧👶
Quando levamos nossos filhos pra cozinha estamos criando um mundo de crescimento. Quanto mais a criança se aventura preparando novos ingredientes, menos medo vai ter de EXPERIMENTAR. Quando ela leva o prato que preparou com suas próprias mãozinhas pra servir no jantar, os olhinhos brilhantes de orgulho deixam claro o quanto aquilo foi importante pra sua AUTOESTIMA em formação. E tem o bônus maravilhoso de aumentar significativamente a possibilidade de que ela queira experimentar o que preparou. E, mesmo que não experimente naquele dia, se você continuar insistindo na tática de levá-la pra cozinhar junto, aos poucos a resistência vai se quebrando.
EDUCAÇÃO DO PALADAR é um processo, e como todo aprendizado novo, requer uma dose de insistência. Sim, dá trabalho limpar a bagunça que mãozinhas inexperientes fazem na bancada da pia. Mas o trabalho é menor do que ter que consertar depois os maus hábitos alimentares de uma criança mais velha, de um adolescente, de um adulto; sem contar que essa reeducação alimentar futura pode aparecer em forma de urgência, por conta de algum dano já evidente na SAÚDE.
Cozinhar com os filhos tem outras vantagens. Não só você está criando uma relação boa com a comida, mas uma relação de CUMPLICIDADE, de trabalho em família, de companheirismo e parceria. E ainda, de quebra, está ensinando uma habilidade importante pra toda a sua vida adulta: a capacidade de produzir sua própria comida.
Esta receita de Kafta no alecrim está gravada num vídeo lá no meu site (www.educacaodopaladar.com) e é tão fácil de fazer que as crianças logo vão aprender a preparar o jantar sozinhas (tá aí uma ótima vantagem de ensiná-las a cozinhar: logo você vai ter alguém disposto a fazer o SEU jantar!)😜
Foto: Cadu Rolim