Benefícios do chuchu

Você sabia?
Mulheres grávidas devem consumir bastante chuchu durante o desenvolvimento do bebê. Isto se deve à presença de ácido fólico no vegetal, uma vitamina associada ao bom desenvolvimento fetal, sendo recomendado como suplemento natural na gestação. O chuchu possui grandes quantidades de fibras dietéticas, substâncias que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Quem pensa em ter uma aparência sempre bonita e jovem, os componentes do chuchu também são muito utilizados para a hidratação dos cabelos, deixando-os mais fortes, brilhosos e volumosos. Isto por causa da grande quantidade de água no alimento, além de nutrientes como o zinco e a vitamina E.
Porque é importante para as crianças?
Na composição nutricional do chuchu, um dos maiores destaque está na grande concentração de agentes antioxidantes. Essas substâncias são responsáveis por fortalecer e defender o nosso sistema imunológico das ações dos vírus e bactérias, que podem causar problemas à saúde. Por ser fonte de minerais, como o cálcio, o consumo de chuchu também está relacionado à prevenção e combate da osteoporose. Além disso, o alimento possui magnésio e fósforo, que também favorece o fortalecimento ósseo e dos dentes. Rica fonte de vitaminas, o chuchu também pode deixar o nosso organismo mais disposto e fortalecido. Seus componentes são agentes energéticos naturais para o corpo, além de melhorar as sensações de humor. Também é importante pra prevenir problemas como pedras ou cálculos renais.
Conheça o melhor modo de consumo
Comprando: quanto mais verde é a casca, melhor é o chuchu. Prefira os que tenham brilho; quando a casca está muito opaca indica que o fruto ainda está verde para ser consumido. Sempre escolha os chuchus pequenos, verde-escuros e com brilho (sem manchas ou buraquinhos).
Preparando: para evitar aquela goma que o chuchu libera quando descascamos, podemos descascar sob água corrente ou untar as mãos com óleo de cozinha antes de o descascar, para que a goma não adira à pele. Pode ser feito recheado, refogado ou utilizar como acompanhamento de um prato de carne ou peixe, por exemplo.
Armazenando: em temperatura ambiente, podem ser mantidos 3 a 5 dias após serem comprados ou colhidos. Já na geladeira aguentam 6 a 8 dias, desde que embalados em sacos de plástico. Se já estiverem descascados e cortados, conservam-se até 3 dias.